Refluxo em crianças é normal? Quando procurar um médico?
Todas as pessoas apresentam alguns episódios de refluxo ao longo da vida, principalmente após as refeições, e é um processo natural do nosso organismo.
Nos primeiros meses de vida, esses episódios costumam ser mais frequentes devido à imaturidade do sistema digestivo do bebê, mas isso tende a desaparecer ao longo do primeiro ano de vida.
No entanto, é preciso observar alguns critérios para garantir que o refluxo está dentro dos padrões normais. Se a criança estiver perdendo peso ou se não estiver conseguindo engordar, acenda o sinal de alerta. Além do peso, a criança pode apresentar comportamento choroso, irritabilidade, recusa a se alimentar, tem anemia e vômitos com sangue.
Se a doença do refluxo gastroesofágico se confirmar, o tratamento poderá ser feito com medicações para as dores, diminuindo a produção do ácido e atenuando a inflamação.
Lembre-se que cada criança deverá ser avaliada individualmente para que receba o tratamento adequado. Não inicie ou faça tratamentos sem a supervisão médica!
Fonte: Medical Site
12 de Novembro de 2021