Saiba como escolher o melhor protetor solar infantil
Com a chegada do verão, nada melhor para as crianças do que brincar ao ar livre. Apesar de ser uma atividade que estimula o movimento e a socialização, os pais precisam ficar atentos ao sol. As radiações solares costumam ser ainda maiores no verão, o que traz risco de queimaduras, insolação e danos que podem resultar no câncer de pele.
Ao mesmo tempo, é o sol que ajuda na síntese da vitamina D, fundamental para a saúde dos ossos. Então como é possível fazer uma exposição solar saudável?
O principal é garantir que as crianças não saiam de casa sem filtro solar. O produto deve ser aplicado em todo o corpo pelo menos 20 minutos antes da exposição solar, para garantir a proteção da pele. Também é necessário reaplicá-lo a cada duas horas, ou caso a criança tenha contato com a água. Um ponto importante é que crianças com menos de seis meses não devem ser expostas diretamente ao sol e não devem usar filtro solar.
A intensidade da radiação ultravioleta varia conforme o horário. Ela fica mais forte entre 10h e 16h, portanto, é preciso evitar que as crianças saiam na rua entre esse horário. Uma exposição solar saudável acontece antes das 10h e após as 16h, sempre com uso do filtro solar.
É importante ficar atento ao produto usado: existem protetores que são específicos para crianças. O fator de proteção solar (FPS) deve ser no mínimo 30.
Busque ajuda do pediatra para orientações sobre a proteção solar adequada para o seu pequeno.
Fonte: Medical Site
23 de Fevereiro de 2022