Por que os bebês têm cólica? Saiba como lidar com esse desconforto nos pequenos
Um a cada quatro bebês costuma sofrer com as cólicas, o que torna esse quadro relativamente comum. As cólicas costumam aparecer por volta dos três meses de vida e são parte do desenvolvimento da criança. Portanto, os pais podem ficar tranquilos!
Os principais sinais que indicam a ocorrência de cólicas nos bebês são acessos de choro, acompanhados por bracinhos e pernas agitados, punhos fechados e gritos inconsoláveis. Costumam ocorrer no fim do dia, quando o bebê está cansado e o metabolismo funciona mais lentamente.
Esse cenário pode ser bastante incômodo para os pais, que perdem noites de sono e podem se sentir impotentes diante da situação. Porém, é importante que demonstrem calma, já que mãe e filho vivem um processo simbiótico, ou seja, o que afeta um pode afetar o outro.
As cólicas são reflexo da imaturidade do sistema gastrointestinal da criança, além de poderem ser influenciadas pela dieta da mãe e pelo perfil de microbiota da criança. Durante o processo de digestão, a fermentação do leite faz com que o intestino dilate e acumule gases. Como o órgão ainda não se movimenta como deveria, há contrações involuntárias e a evacuação não acontece de forma normal. É nesse cenário que surge a dor.
O recomendado é apenas tentar acalmar o bebê. Não use qualquer medicamento antigases sem recomendação médica. Na dúvida, converse com o pediatra e tenha em mente que essa fase vai passar!
Fonte: Medical Site
03 de Março de 2022